2 de dezembro de 2009

Lugares comuns



Passamos demasiado tempo a querer coisas que ainda não temos, que ainda não chegaram, que ainda não se concretizaram.
Gastamos demasiada energia neste estado de ansiedade, que muitas vezes não nos leva a lado nenhum, porque simplesmente muitos destes nossos desejos não se concretizam ou se calhar não se concretizam agora neste futuro próximo.
É um lugar comum dizer que devemos viver o presente, o momento, etc. mas quantos de nós realmente o fazemos?
Falo por mim, vivo a ansiar tudo, muitas vezes esquecendo tanto do que tenho …e tenho tanto!
Faz parte do ser humano ser ambicioso e querer sempre mais, não nos contentarmos com o que temos, faz com que todos os dias tenhamos energia para ir à luta, faz com que este poder que nos caracteriza não se esgote nele próprio…
Ambicionemos então! Ambicionemos sempre mais …mas sem nos esquecermos do que temos, do que já alcançámos, do que conquistámos, do que perdemos, do que julgámos perder, do que temos desde sempre sem sequer nos esforçarmos, do que temos e não sabemos!
Não vale a pena enumerar, cada um fará esta conta de somar por si próprio, às vezes teremos que fazer algumas subtracções, também algumas divisões, mas… e quantas multiplicações!
Quantas alegrias que não comemoramos, quantos sorrisos, quantos gestos, palavras e momentos que não agradecemos por julgá-los tantas vezes banais, por nos passarem ao lado porque acontecem enquanto rotinas, por passarem invisíveis quando fazemos os balanços da nossa vida,
Pensemos neles de forma isolada e vamos dar-lhes a importância devida porque são eles que tornam o nosso dia-a-dia especial e no conjunto fazem da nossa vida uma viagem incrível.
Tudo lugares comuns, eu sei!

Sem comentários:

Enviar um comentário