16 de setembro de 2013

As nossas queridas rotinas

Desde o início em que soubemos que a família estava a crescer e que um pequeno ser iria habitar connosco a nossa casa, tentámos organizar-nos.
No início pensámos o pior, agora até me da vontade de rir, arrumámos tudinho o que estava pendente em casa, organizámos gavetas, fizemos listas e menus da semana, fizemos e congelámos comida suficiente para fazer frente aos primeiros dias.
Hoje já não somos uns "militares", mas continuamos organizados e isso tem-nos ajudado muito.
Regras base:

- Não temos empregada doméstica, o que quer dizer que a casa tem que estar organizada todos os dias: quando nos deitamos e quando saímos de casa damos uma vista de olhos e aparamos as pequenas desarrumações para que as coisas não entrem em caos, ainda podemos melhorar neste aspecto, mas a mudança já foi muito boa.
Às vezes estamos muito cansados e custa mesmo muito mas tem que ser.
- O pai e a mãe tratam os dois do M. , sabem e fazem exactamente o mesmo, o que não sobrecarrega nenhum dos dois e torna a rotina diferente, se hoje dou banho e o R. prepara a refeição do M., amanhã trocamos (quando o M. estava comigo o R. é que lhe dava banho todos os dias e eu preparava o jantar do minimeu, era o momento deles, mas agora dividimos porque eu já não estou sempre com ele e também gosto desta parte ;)
- A sopa do M. é feita por nós duas vezes por semana e a fruta preparada no momento
- A roupa e a mochila do M. ficam prontas sempre na noite anterior, de manhã é só pegar nas coisas sem pensar muito, porque já está tudo organizado.
- Às vezes , ainda muito poucas, fazemos menus da semana que ajudam imenso, não tenho que pensar o que vou fazer para o jantar é só ver a lista e de manhã tirar as coisas para preparar a refeição ( também ajuda a poupar no supermercado)

Rotinas
- Acordamos os dois às 07h30, não há cá despertador para mais 10 minutos
Eu arranjo-me primeiro porque demoro mais tempo a arranjar, enquanto isso o R. prepara o pequeno almoço
A seguir o R. trata dele e vamos os dois acordar o M. damos-lhe o leite e vestimo-lo.
Depois fica no chão da sala a brincar, enquanto tomamos o pequeno-almoço.
Entre as 8h30m e as 8h45m saímos, todos no mesmo carro, deixamos o M. na creche, seguimos para deixar o R. e por último eu.
Às 15h30 vou buscar o M.
A rotina vai passar a ser esta, mas em vez de ir eu buscá-lo vão os meus pais (isto só em Dezembro).
Ele já vem lanchado, mas eu dou-lhe um lanche mais leve por volta das 17h e dorme mais um bocadinho.
Ás 8h chega o pai R. ,na melhor das hipóteses, ficamos a brincar um bocadinho pequenino  damos o banho e a refeição e às 21h bebé M. já está a dormir, altura em que os pais vão jantar.
Às vezes existem pequenas alterações , mas tentamos seguir as rotinas estabelecidas.
T

Sem comentários:

Enviar um comentário