10 de setembro de 2013

Consulta dos 9 meses

Nas férias entre Canárias e Alentejo fomos à consulta dos 9 meses.
O pediatra quis ver tudo o que o M. já conseguia fazer, como se sentava, como agarrava os objectos, como os passava para as pessoas etc. e tudo o que não conseguia fazer: gatinhar! 
Falámos sobre algumas dúvidas nossas: borbulhagens, transpiração nos pés, cabeça por vezes quente coisas normais e falámos sobre 3 aspectos muito importantes que se avizinhavam: preparação para o Inverno (evitando bronquiolites e coisas do demónio =), preparação para a entrada na creche e preparação para a entrada do novo membro na família.
A preparação para o Inverno inclui a toma de Broncho-voxom durante 3 meses ( 10 dias por mês).
De novidades muito importantes é a introdução do 2º prato ou seja, comida de verdade sem sal: empadão, peixe cozido, esparguete à bolonhesa!!!! 
Fiquei pasmada! JÁ?!
Sim já, não fazendo disto um cavalo de batalha, mas aos poucos ir introduzindo algumas coisinhas passadas, para que ele possa começar a individualizar os alimentos.
Experimentámos sem compromisso ou seja, pusemos na nossa cabeça que isto é apenas uma preparação para a introdução da comida de "tacho" aos 12 meses e vamos aproveitando os momentos hilariantes e as caras engraçadíssimas que o nosso bebé nos faz cada vez que tentamos que ele coma qualquer coisa.
Já comeu empadão e peixe cozido com batata, ovo ( só gema) e couve-flor.
A comida pode ser temperada com ervas aromáticas, só não pode ter sal.
A introdução da gema também foi feita agora, meia gema de ovo durante 3 semanas e a partir daí se não houver reacção podemos passar a dar uma gema por semana.
Quando damos o ovo não damos carne nem peixe.
Aos 10 meses vamos introduzir o salmão e só ficam a faltar os alimentos que só poderão ser introduzidos com um ano de idade.
De resto estamos óptimos, dentinhos na altura ainda nao tínhamos mas agora já temos 2 dentinhos em baixo a romper , muito cabelo, boa disposição, muita conversa, rapidez na aprendizagem ( fazemos uma brincadeira com ele, ele decora e quer repetir: dar turrinhas, dar-nos a chucha ) e boa disposição caracterizam o nosso bebé.
T

Sem comentários:

Enviar um comentário